sábado, 21 de maio de 2016

Reflexões sobre Ciência e Pesquisa no Brasil (em especial em Computação)

Reflexões sob o olhar de computação, Brasil e as nossas "Escolas de Cursos Superiores"...


FATOS
(1) lendo os periódicos de maior relevância da nossa academia mundial (tomemos por exemplo, os top 50 daqui: http://www.scimagojr.com/journalrank.php) consegue-se perceber que a ciência que mudou o mundo em muitos aspectos teve sua história contada em trabalhos publicados em um deles.

(2) ainda, observamos também que a nossa "universidade brasileira" e seus programas de pós-graduação, apesar da insistência de órgãos de fomento como CAPES e CNPq, FINEP, não conseguem produzir ciência de impacto mundial respondendo ao volume de $$ investido, e, portanto, tão pouco a contar, a contento de qualidade, sobre suas histórias nestes periódicos, por quê?


CONSIDERAÇÕES

observando que é a CAPES, no Brasil, quem regula e é a maior financiadora dos programas de pós-graduação e lendo sua missão aqui: http://www.capes.gov.br/historia-e-missao observa-se que FOMENTAR a CIÊNCIA não está em seus objetivos! :-O

assim a nossa "escola" de "aperfeiçoamento de pessoal de nível superior" desenhada em forma de Programas de Pós-Graduação no País não contempla formar cientistas e sim pesquisadores! E pesquisadores não necessariamente fazem ciência e, portanto, não necessariamente resolvem problemas de mundo... e, por conseguinte, não estão nos top50 periódicos acima :-(

ainda, o CNPq, que alguns pensam que têm esta missão, tem, na verdade, como principal atribuição "fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros." vide aqui: http://www.cnpq.br/web/guest/o-cnpq, assim, é um pouco melhor: "pesquisadores científicos"... mas onde estão os cientistas? (ainda bem que alguns pesquisadores se rebelam ao sistema e se tornam cientistas, apesar dos incentivos a continuarem a ser pesquisadores...)

 REFLEXÕES

se são os cientistas que produzem as mudanças de impacto mundial que mudam as sociedades; e as universidades, no mundo, que poderiam alavancá-los são, na verdade, escolas de capacitação superior em forma de programas de pós-graduação:
quando teremos nossas universidades brasileiras figurando bem em rankings como estes ou ganhando prêmios... como nobel, turing ou a recém-ganha medalha Fields pelo pessoal do IMPA?

además, e em computação, que nem ciência não se sabe se é ainda, a nossa escola tá formando pesquisadores para quê? para operar tecnologias? tecnologias são voláteis e rapidamente se tornam obsoletas! E, no Brasil, temos escolas muito mais competentes e eficazes para formar pesquisadores em tecnologias, os IFs e as Escolas de Engenharia, que têm seus programas de pós-graduação formando pesquisadores em tecnologias! BINGO para eles! e para a gente? vai sobrar fazer o quê? nós vamos concorrer com eles?

estas reflexões impactam diretamente para continuarmos em direção à obsolescência da nossa atual "escola superior" que insistimos em chamar de "universidade". A sociedade já percebeu, por isso a baixa atratividade de estudantes para as universidades, no Brasil principalmente, ao contrário da aparente efervescência das "escolas técnicas" ;-)

ainda,


PROVOCAÇÃO

assumindo que TICs têm sido aprendidas cada vez mais fora de sala de aula que nela, por várias razões pedagógicas e economico-urbano-sociais, e que, têm-se investido em iniciativas cada vez mais ubíquas
http://www.cbsi.net.br/2015/10/ibm-investe-em-caminhao-para-fomentar-o-desenvolvimento-de-app-no-brasil.html?m=1

ou
http://www.sciencealert.com/a-billionaire-just-put-up-100-million-to-create-a-tuition-free-school-in-silicon-valley 

ou
https://www.ted.com/talks/michael_bodekaer_this_virtual_lab_will_revolutionize_science_class


e, portanto, perto (ou na casa, como em https://www.mooc-list.com/) de cada um dos estudantes...


o que restará à "universidade" se a "escola superior" não estará mais no Campus?


NO MUNDO

alguns deles (https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Turing_Award_laureates_by_university_affiliation) dizem aqui http://www.amazon.com/The-End-Science-Knowledge-Scientific/dp/0465065929 que voltaremos a ser universidade, e não mais "escolas superiores de TICs"... os mais radicais dizem que voltaremos a ser Matemática, Física, Química e Biologia...

e algumas das gigantes (https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Nobel_laureates_by_university_affiliation) iniciaram seu caminho de volta a ser universidade há mais de uma década... incluindo Princeton que começou a "computação" que chamamos hoje (http://www.princeton.edu/turing/alan/history-of-computing-at-p/)

assim, vejam o que Princeton chama HOJE de "Computer Science"? vide aba "courses" aqui
e mais, vejam o que ela chama de uma boa preparação para se fazer "Science", de verdadehttp://lsi.princeton.edu/integratedscience/


E NO BRASIL: 

nas graduações em computação, vamos continuar a ser "escola superior de TICs"? ou vamos em direção a ser uma universidade?

nas pós-graduações, vamos continuar a pesquisar e formar Capital Humano em TICs?
 ou vamos fazer Ciência?

e que tal uma olhada nos 4 motivos campeões por escolha livre de estar nas Escolas Superiores aqui:

e vejam que

http://singularityhub.com/2016/05/11/ai-teaching-assistant-helped-students-online-and-no-one-knew-the-difference/


precisamos reinventar a nossa "escola" aqui e rápido... ouvir nossos estudantes antes que não sirva para nada ter prédios e laboratórios... parece ser só uma questão de tempo... :-( hoje o que eles mais gostam na UFRPE, por exemplo, é o RU:

Inline image 1



e esse não é um problema só do Brasil não:

The Future of Universities... 
"FROM Oxford’s quads to Harvard Yard and many a steel and glass palace of higher education in between, exams are giving way to holidays."
3 views:
Inline image 1
Inline image 2
Inline image 3


e as nossas universidades? aqui no Brasil... vamos querer ser o quê nas próximas décadas? pense que estas, citadas nas matérias acima, são as consideradas "melhores do mundo"... olhem para NOSSOS (BR) "números"... :-(


A REFLETIR... 

2 comentários:

  1. Excelente artigo. Como recém mestre, e futuro doutor fico ansioso em ver nossas universidades e pesquisadores/cientistas refletindo e agindo exatamente como exposto.

    ResponderExcluir